Maria José Loureiro, investigadora do CIDTFF (Centro de Investigação em Didática e Tecnologia e Formação de Formadores) e professora requisitada no ccTICua (Centro de Competência TIC da Universidade de Aveiro), integrou o júri do Concurso “Geração +”.
Trata-se de eleger os três melhores trabalhos apresentados pelas escolas profissionais do Grupo “Rumos Educação”: sete pólos das escolas Profitecla, Escola Digital, Escola Ruiz Costa e Escola Profissional de Braga (EPB).
Este ano, foram a concurso 13 PAP (Provas de Aptidão Profissional) de enorme qualidade e elevado nível profissional. As 13 provas foram os trabalhos vencedores nas escolas presentes, tendo sido selecionadas de entre os cerca de mil projetos finais apresentados nas diversas escolas.
Os trabalhos demonstram bem aquilo de que são capazes os jovens portugueses em áreas tão distintas como multimédia, turismo, informática, saúde, e outras áreas de serviços civis e sociais.
Os trabalhos demonstram bem aquilo de que são capazes os jovens portugueses em áreas tão distintas como o multimédia, turismo, informática, saúde, e outras áreas de serviços civis e sociais.
Na etapa final deste ano que decorreu na EPB, no dia 4 do corrente, foram proporcionadas ao júri e a todos os presentes, momentos de grandes aprendizagens!
Venceram o concurso da edição de 2017:
i) um trabalho que consistiu numa apelativa e interessante Aplicação para Smartphone sobre a cidade de Lisboa, seus encantos e recantos que concilia a gamificação, georreferenciação e programação, Projeto da Escola Digital;
ii) uma proposta de criação de um parque de campismo ecológico completamente autossustentável e com todos os serviços previstos, cujas tendas temáticas são suspensas, Projeto da Escola Profitecla, polo de Lisboa;
iii) uma plataforma para gestão de conteúdos e de postos de trabalho em situações de formação, na qual o tutor/professor, por controlo remoto pode, numa discreta chamada de atenção, desligar o écrã do formando/aprendente distraído que está a navegar nas redes sociais ao invés de elaborar as tarefas da sessão, Projeto da Escola Ruiz Costa.
Os três trabalhos eleitos foram contemplados com um cheque de mil euros que pode também ser convertido em materiais que os alunos pretendam adquirir para os seus projetos, propinas em Universidades à escolha do premiado…
Estão de parabéns todos os candidatos pelo caráter inovador e qualidade das propostas, os professores orientadores e as Escolas, pela louvável iniciativa.