No dia 11 de novembro de 2025, a equipa do projeto EduCITY dinamizou uma atividade com estudantes dos Mestrados em Ensino de Física e Química, Biologia e Geologia, e Matemática no 3º CEB e Ensino Secundário, no âmbito da unidade curricular Literacia e Educação Científica, comum aos três cursos de mestrado, visando a mobilização de conhecimentos da matemática, das ciências físicas e naturais para responder a questões da vida real, de forma contextuada, integrada, inter e transdisciplinar.
Os estudantes realizaram o jogo “Visita às Salinas”, desenvolvido pela equipa EduCITY, que integra mecanismos de realidade aumentada para promover aprendizagens ativas e contextualizadas. A atividade decorreu na Marinha de Santiago da Fonte da Universidade de Aveiro, onde os participantes exploraram o património natural e cultural associado à produção tradicional de sal através de desafios interativos e de observação científica no local.
A atividade permitiu aos estudantes vivenciar uma abordagem inovadora ao ensino das ciências, integrando conteúdos de biologia, geologia, física, química e matemática em situações reais de aprendizagem. Através da aplicação EduCITY, os estudantes puderam compreender fenómenos naturais, relacionar conceitos interdisciplinares e refletir sobre o potencial da gamificação e das tecnologias móveis no processo educativo. Esta atividade promove a utilização de ferramentas digitais para o desenvolvimento de competências científicas, pedagógicas e tecnológicas nos futuros professores.
Na organização da atividade estiveram os docentes da unidade curricular, Teresa Neto, Betina Lopes e José Luís Araújo, e membros da equipa EduCITY, João Ferreira-Santos, Ana Botelho, João Lopes e Lúcia Pombo.
O EduCITY – “Cidades inteligentes e sustentáveis com jogos educativos móveis em Realidade Aumentada criados por e para os Cidadãos” esteve em curso entre janeiro de 2022 e junho de 2026, tendo sido financiado pela FCT neste período.

Fotografia partilhada por Lúcia Pombo.


