No passado dia 23 de outubro, o Programa Individual de Estudos Multidisciplinares da UA (PIEM) recebeu a visita de Miguel Santos, do Centro de Investigação e Inovação em Educação – inED e da Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico do Porto, e Elke Emmers, docente na School of Education Sciences da Hassett University (Bélgica), num encontro dedicado ao diálogo sobre práticas de investigação inclusiva.

A visita foi acolhida pelos estudantes da primeira edição do PIEM, que assumiram o papel de protagonistas e anfitriões, conduzindo os momentos de apresentação e partilha, apoiados pela equipa do programa, integrada por três investigadoras do CIDTFF: Paula Coelho Santos (investigadora integrada do CIDTFF e docente do DEP/UA), Mariana Dantas (estudante de doutoramento do DEP/CIDTFF e Coordenadora Tutora do PIEM) e Maria Manuel Carvalho (estudante de doutoramento do DEP/CIDTFF e bolseira de doutoramento FCT).

O programa incluiu uma deslocação ao Sporting Clube de Aveiro, Secção de Vela e Canoagem, onde o grupo foi recebido por Pedro Coutinho, Coordenador da Secção de Vela Inclusiva e orientador de estágio de um estudante da segunda edição do PIEM, num acompanhamento próximo que constitui um exemplo de inclusão na comunidade, demonstrando como o envolvimento de entidades locais potencia oportunidades reais de participação.

O PIEM tem vindo a demonstrar que modelos participativos são eficazes na construção de percursos de vida mais autónomos e socialmente integrados, reforçando o impacto social da formação e da investigação colaborativa.

Este encontro evidenciou o alinhamento do PIEM com a metodologia do Planeamento Centrado na Pessoa e com os princípios da Inclusive Research – abordagem trabalhada por Elke Emmers – demonstrando como a participação direta dos estudantes nos assuntos que lhes dizem respeito potencia processos de mudança, autodeterminação e inclusão sustentada.

O caráter internacional da visita reforçou ainda o diálogo entre diferentes culturas académicas e abordagens de inclusão. A nível nacional, permitiu reforçar a colaboração académica entre a Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico do Porto (ESE-IPP) e a UA, evidenciando a relevância de criar pontes entre linhas de investigação convergentes e de articular a formação, a prática e a produção científica em educação inclusiva.

O programa continua, assim, a afirmar-se como um espaço de aprendizagem partilhada, de colaboração e de construção de conhecimento centrado na pessoa.

O PIEM constitui-se como um curso não conferente de grau promovido pela UA que tem como principal finalidade possibilitar oportunidades significativas (inclusivas e com apoio) de educação no Ensino Superior para pessoas com Dificuldades Intelectuais e Desenvolvimentais, através da participação na vida académica e social da Universidade. Em curso desde 2021 e atualmente na segunda edição, resultou de uma parceria entre a UA e a Jerónimo Martins, sendo acolhido cientificamente pelo CIDTFF.

Fotografias disponibilizadas por Maria Manuel Carvalho.