No dia 5 de novembro, na UNAVE, foi dinamizada pela Casa do Impacto, da Santa Casa da Misericórdia de Lisboa, a ação de sensibilização “Empreender com propósito! Caminhos alternativos que inspiram o futuro”, dirigida aos estudantes da 1.ª e da 2.ª edição do Programa Individual de Estudos Multidisciplinares (PIEM) da UA.
A iniciativa decorreu no âmbito do programa STEP UP, promovido pela Universidade de Aveiro, e marcou um momento relevante de aproximação dos estudantes às práticas de inovação social e ao pensamento empreendedor, integrando metodologias dinâmicas e colaborativas, que fortaleceram competências transversais essenciais à autodeterminação e à vida em comunidades inclusivas.
A sessão reforçou o PIEM como um laboratório vivo de inovação social, capaz de estabelecer pontes entre a formação e os desafios reais da comunidade. Ao proporcionar experiências que estimulam a criatividade, o trabalho em equipa e a reflexão sobre problemas sociais emergentes, o programa afirmou novamente a sua identidade enquanto espaço de experimentação com impacto.
A equipa e estudantes do PIEM agradecem à equipa de Empreendedorismo da UA a oportunidade de colaboração, sublinhando que este momento assinalou o início de novas iniciativas conjuntas que continuarão a potenciar percursos formativos participativos e criativos, alinhados com estratégias inovadoras que promovem respostas sociais mais inclusivas e sustentáveis.
O PIEM constitui-se como um curso não conferente de grau promovido pela UA que tem como principal finalidade possibilitar oportunidades significativas (inclusivas e com apoio) de educação no Ensino Superior para pessoas com Dificuldades Intelectuais e Desenvolvimentais, através da participação na vida académica e social da Universidade. Em curso desde 2021 e atualmente na segunda edição, resultou de uma parceria entre a UA e a Jerónimo Martins, sendo acolhido cientificamente pelo CIDTFF.



Fotografias partilhadas por Maria Manuel Carvalho.


