Sabrine Lino Pinto, Eduardo Fausto Kuster Cid, & Rui Marques Vieira (CIDTFF) | Revista Brasileira De Pós-Graduação, 20(41), 1–25
Resumo: Este estudo teve como objetivo analisar os produtos educacionais do Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática do Instituto Federal do Espírito Santo relacionados às práticas pedagógicas em espaços não formais de educação no ensino de Ciências. O problema de pesquisa foi identificar como esses produtos têm contribuído para o desenvolvimento de práticas pedagógicas em ambientes não formais, buscando identificar tendências, lacunas e possibilidades de inovação na área, sem definição de hipótese prévia. A pesquisa caracteriza-se como um levantamento bibliográfico, de natureza exploratória e descritiva, realizado por meio da análise de 37 produtos educacionais publicados entre 2013 e 2024, selecionados a partir do site do programa. Os dados foram coletados por meio de registros de título, autor, ano de publicação e tipo de material e analisados por meio da técnica de análise de conteúdo, com foco na identificação de níveis de ensino, tipos de espaços utilizados, abordagens metodológicas e temáticas. Os resultados indicam uma predominância de trabalhos voltados ao Ensino Médio e aos anos finais do Ensino Fundamental, com maior incidência de práticas em ambientes naturais e ao ar livre, frequentemente com abordagem interdisciplinar e foco na Educação Ambiental. Conclui-se que os produtos analisados revelam uma preferência por atividades de campo e espaços naturais, além de apontar lacunas na abordagem dos anos iniciais e na diversificação de metodologias pedagógicas. Esses achados contribuem para compreender as demandas atuais do ensino de Ciências em espaços não formais e oferecem subsídios para futuras investigações e práticas pedagógicas na área.
Palavras-chave: Ensino de Ciências; Espaços não formais de educação; Práticas pedagógicas; Produtos
educacionais.
– – – – –
Referência:
Lino Pinto, S., Fausto Kuster Cid, E., & Vieira, R. M. (2025). Ensino de Ciências, práticas pedagógicas e espaços não formais de educação: : uma investigação sobre os produtos educacionais do EDUCIMAT/IFES. Revista Brasileira De Pós-Graduação, 20(41), 1–25. https://doi.org/10.21713/rbpg.v20i41.2432



