Bruna Pereira, Josiana Bassan & Rui M. Vieira (CIDTFF) | Revista Internacional De Pesquisa em Didática das Ciências e Matemática, 6, e025010

Resumo: O artigo teve como objetivo analisar como a LDB e a BNCC abordaram o desenvolvimento do Pensamento Crítico (PC) na Educação Básica. Buscou-se identificar se esses documentos orientaram explicitamente sua promoção e de que forma isso ocorre. A pesquisa, de abordagem qualitativa com formato descritivo analítico do tipo análise documental, envolveu leitura e interpretação dos textos legais. Constatou-se que a LDB mencionou o PC apenas uma vez, nas finalidades do Ensino Médio, enquanto a BNCC citou seis vezes em um documento de 600 páginas, nas disciplinas de História e nas finalidades do Ensino Médio (33%) e em Língua Portuguesa e áreas das linguagens (17%), não aparecendo em outras disciplinas. Diante disso, o estudo defende a necessidade de aprofundar a compreensão do PC nesses documentos, a fim de incluí-lo de forma explícita em todos os níveis da Educação Básica e assim, fortalecer a formação integral dos estudantes.

Palavras-chave: Pensamento Crítico, BNCC, LDB, Educação Básica.

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Referência: Pereira, B. F. P., Bassan, J. S., & Vieira, R. M. (2025). Pensamento crítico e os documentos oficiais e orientadores curriculares no Brasil. Revista Internacional De Pesquisa Em Didática Das Ciências E Matemática, e025010. https://periodicoscientificos.itp.ifsp.edu.br/index.php/revin/article/view/2699