A FCT anunciou, a 13 de novembro, os resultados finais do Concurso para Atribuição de Bolsas de Investigação para Doutoramento 2025. Ao todo, o concurso recebeu 4.169 candidaturas, das quais foram admitidas 4.117 para avaliação e, destas, 1.553 recomendas para financiamento.
O CIDTFF teve aprovadas para financiamento sete bolsas, três na linha de candidatura em ambiente académico (painel “Ciências da Educação”) e quatro na linha de candidatura específica em ambiente não académico (painel “Ciências Sociais e Humanidades”). A maioria dos projetos será desenvolvida no âmbito do Programa Doutoral em Educação, do Departamento de Educação e Psicologia da Universidade de Aveiro (UA) e terá a UA como instituição contratante, num processo que será, pela primeira vez, gerido diretamente entre os Recursos Humanos da universidade e os novos bolseiros.
Conheça abaixo as pessoas e os projetos vencedores acolhidos cientificamente pelo CIDTFF.
- Sandra Marina Garcia Gonçalves; orientação por Paula Santos (CIDTFF), Oksana Tymoshchuk e Isabel Catarina Martins; Programa Doutoral em Educação (PDE); projeto “Escutar para incluir: Design colaborativo de um recurso educativo para apoiar a diversidade e a inclusão no 1.º Ciclo do Ensino Básico”.
- Rita Maria de Albuquerque Dorneles; orientação por Rosa Faneca (CIDTFF); PDE; projeto “Ensino da Língua Portuguesa como Língua Pluricêntrica: Perceções, práticas e desafios de professores de Língua de Herança”.
- Mariana Vieira Martins; orientação por Madalena Teixeira e Rosa Faneca; PDE; projeto “Escrita colaborativa e GenIA: estratégias para o desenvolvimento da competência escrita em português em turmas multilingues”.
Ambiente não académico:
- Luis Francisco Araújo Dantas; orientação por Ana Raquel Simões (CIDTFF), Alexandre Taveira e Danièle Moore; PDE; projeto “Encontros com a cidade: Percursos Plurilingues e Multimodais na paisagem de Aveiro com alunos do 3.º Ciclo do Ensino Básico”.
- Ana Catarina Pinho Botelho; orientação por Lúcia Pombo (CIDTFF) e Norberto Monteiro; PDE; projeto “Education for sustainability on BioRia trails with Augmented Reality games as part of the EduCITY project”.
- Danielli Dartico Santos Simões; orientação por Ana Raquel Simões (CIDTFF) e Hugo Simões; PDE; projeto “Contributos de uma comunidade de prática para a promoção da Cidadania Digital: estudo de caso num Agrupamento de escolas em Portugal”.
- Jéssica Tomás Henriques; orientação por Sílvia Almeida (CICS.NOVA – FCSH) e Pedro Teixeira Pereira (CIDTFF); Doutoramento em Educação da Universidade Nova de Lisboa – Faculdade de Ciências Sociais e Humanas; projeto “Entre temas e perceções: a abordagem temática no desenvolvimento do currículo da História no 2.º Ciclo”.

Texto original por Ana Varela (Secretariado CIDTFF). Imagem: site da FCT.


