Andreia Gouveia & Catarina Rodrigues (CIDTFF) | Revista Internacional de Educación para la Justicia Social, 14(2)

Resumo: Num contexto educativo neoliberal marcado pela crescente centralidade da avaliação externa e pela disseminação de dispositivos meritocráticos, este artigo analisa como as explicações privadas, enquanto estratégia adotada por alunos e famílias, acentuam ou mitigam desigualdades no acesso ao sucesso escolar. Retomam-se dados de uma investigação doutoral que procurou compreender as motivações e iniciativas desenvolvidas por estudantes e suas famílias perante a pressão dos resultados escolares e as respostas promovidas por escolas públicas/privadas e centros de explicações, enquanto agentes da oferta educativa. Através de uma metodologia mista e de um estudo de casos múltiplos, foram recolhidos dados junto de alunos (Estudo 1 – inquérito por questionário, n=692), diretores de agrupamentos de escolas/colégios (Estudo 2 – entrevistas, n=10) e diretores de centros de explicações (Estudo 3 – entrevistas, n=4). Verificou-se que: (i) os exames nacionais são um eixo estruturante das prioridades educativas; (ii) o mercado de explicações surge como principal resposta das famílias à pressão avaliativa; (iii) estas práticas reforçam desigualdades sociais no acesso ao sucesso escolar. Esta realidade aprofunda clivagens socioeconómicas no acesso ao sucesso escolar e evidencia a forma como a meritocracia é instrumentalizada na produção de desigualdades, colocando em causa princípios de justiça social em educação.

Palavras-chave: Resultados escolares, Estratégias familiares, Explicações, Desigualdades educativas

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Gouveia, A., & Rodrigues, C. (2025). Entre o mérito e a parentocracia: As explicações como (re)produção de desigualdades escolares. Revista Internacional de Educación para la Justicia Social, 14(2).
https://doi.org/10.15366/riejs2025.14.2.010 | https://revistas.uam.es/riejs/article/view/14_2_010