18 de outubro | Auditório 5.2.22, Departamento de Educação e Psicologia, Universidade de Aveiro

A terceira palestra da 3ª edição do “UnderInvestigation: Psicologia&Educação@UA”, realiza-se dia 18 de outubro, pelas 14h, no Auditório 5.2.22, Departamento de Educação e Psicologia, Universidade de Aveiro.

Ângelo Ferreira, investigador do Centro de Investigação em Didática e Tecnologia na Formação de Formadores (CIDTFF) irá apresentar uma Palestra intitulada “Escola, identidade e resistência em Timor. O caso do Externato de São José durante a ocupação indonésia”. Segue, abaixo, um breve resumo e palavras-chave disponibilizados pelo próprio.

“Conhecer os atores, os objetivos, as estratégias e a importante ação do Externato de São José na resistência à ocupação indonésia e indoneização dos timorenses, através da análise de conteúdo de, nomeadamente, documentos da escola, de entrevistas a antigos alunos e professores, e, de entre eles, de histórias de vida dos principais atores; contribuir para a história da educação, valorizar o seu papel e constituir-se como referencial identitário.”

Palavras-chave: Escola; Cultura; Identidade; Resistência; Nação; Língua; Língua portuguesa; Timor-Leste.