22 de novembro, 17h30 | Auditório Mestre Hélder Castanheira, Livraria UA, Universidade de Aveiro
O livro da autoria de Helen Bilton, Gisela Dias e da doutoranda do Departamento de Educação e Psicologia da UA Gabriela Bento será apresentado, no dia 22 de Novembro, às 17.30h no Auditório Mestre Hélder Castanheira – Livraria UA.
O livro “Taking the First Steps Outside – Under threes learning and developing in the natural environment” relata um projeto desenvolvido em Portugal, no concelho de Águeda. Conta as experiências vividas nos espaços exteriores por um grupo de crianças em idade de creche e seus educadores, demonstrando as potencialidades dos contextos ao ar livre para o desenvolvimento e aprendizagem.
Procurando desconstruir mitos sobre a educação dos 0 aos 3 anos e enfatizar a importância de conectar as crianças com o meio natural, aborda questões relacionadas com:
- Reflexão e intervenção do adulto no espaço exterior;
- Dimensões a considerar na escolha de recursos e estruturas, com vista a criar um ambiente rico e cativante;
- Importância do risco no brincar e a promoção de desafios em contextos naturais;
- Orientações para o desenvolvimento de um projeto focado nas potencialidades do espaço exterior para crianças entre os 0 e os 3 anos.
O livro tem como principais destinatários profissionais de educação, pais, estudantes e todos aqueles que se interessam pela riqueza do brincar ao ar livre na infância.