Lara Sardinha, Ana Margarida Pisco Almeida & Maria Potes Barbas (CIDTFF) | In Livro de Atas da X Conferência Internacional de TIC na Educação – Challenges 2017, pp. 259-274
Resumo:
“O recurso a tecnologias digitais no contexto educativo, as abordagens pedagógicas emergentes como a aprendizagem colaborativa ou a aprendizagem por projeto e o aumento da heterogeneidade entre a comunidade estudantil requerem novas abordagens ao espaço da sala de aula. Argumentamos que estas deverão passar por uma estratégia inovadora de design de interiores baseada na multidisciplinaridade e multidimensionalidade do espaço, com especial enfoque nas dimensões social, cultural, arquitetural e digital. Para além da contextualização da investigação em curso, pretendemos com este artigo apresentar as diferentes abordagens multidisciplinares e multidimensionais ao espaço que temos como base para a criação da Digital Future Classroom, um espaço de sala de aula que promova a inclusão da população NEET/Refugiados. Apresentamos ainda alguns dos resultados de um web survey europeu sobre os Future Classroom Learning Labs.”