joua_i_5083_fullNa próxima quarta-feira, dia 23 de novembro, decorre já a penúltima palestra da nossa edição do UnderInvestigation: Psicologia&Educação@UA.

Nesta última palestra dedicada à temática da Psicologia, o Doutor Daniel Marques irá abordar a temática da sua tese de Doutoramento “A hipótese da hiperativação na insónia psicofisiológica: Estudo da default-mode network e sua modificação após Terapia Cognitivo-Comportamental”. Segue, abaixo, um breve resumo disponibilizado pelo próprio.

Resumo: A insónia psicofisiológica (IP) é um dos distúrbios de sono mais prevalentes quer na população clínica quer na comunidade. A hiperativação neuropsicofisiológica, afetiva, cognitiva e comportamental assim como o condicionamento mal-adaptativo entre estímulos associados ao sono e à cama com estímulos indutores de ativação são duas das características mais diferenciadoras desta patologia. Nesta comunicação apresentaremos dois estudos empíricos com recurso a ressonância magnética funcional (fMRI) com o objetivo de explorar eventuais diferenças de ativação neuronal entre doentes com IP e indivíduos saudáveis. Para além disso, iremos ainda apresentar dois estudos que visam averiguar se os padrões disfuncionais de ativação neuronal verificados nos doentes nos estudos anteriores são reversíveis após terapia cognitivo-comportamental (TCC-I). Os resultados obtidos reforçam a ideia da hiperativação na insónia ao longo das 24 horas do dia assim como o papel fundamental que a ativação cognitiva parece desempenhar na etiopatogenia e no tratamento da insónia.

A palestra decorrerá entre as 14:00 e as 15:00h no Auditório 5.2.22 (DEP).

A participação é aberta a toda a comunidade académica e a todos a quem possa suscitar interesse