Na lógica da promoção de metodologias que integram a investigação no processo de ensino e aprendizagem, o EduPARK abraçou CIN II, com uma componente mobile outdoor no contexto do tema “Biodiversidade e preservação” com 20% de peso na avaliação.
Depois de aula teórica de apresentação do Projeto EduPARK, as duas turmas de CIN II desenvolveram a atividade no Parque Infante D. Pedro, onde exploraram um guião educativo com um percurso específico, onde se integram questões articuladas com os conteúdos programáticos de CIN I e CIN II, através da app do projeto EduPARK. Os estudantes aprenderam in loco, tendo sido fomentada uma aprendizagem autêntica, com base nos princípios de geocaching e explorando os recursos em Realidade Aumentada em azulejos e placas de identificação que se encontram espalhadas pelo parque.
A avaliação inclui não só a produção de questões passíveis de serem usadas numa aplicação móvel para o Ensino e sua apresentação oral, em grupo, como também uma reflexão sobre esta metodologia de ensino no que respeita ao seu valor educativo, motivação e hábitos de conservação e sustentabilidade.