dsc_6290dsc03108dsc_6315dsc_6348dsc_6354dsc_6356O Encontro Internacional “A Voz dos Professores de Ciências e Tecnologia” (VPCT2016) decorreu na Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD; em Vila Real, Portugal) nos dias 11 e 12 de novembro de 2016. Constituiu-se como um fórum multidisciplinar de apresentação, partilha e discussão de relatos de práticas de ensino e de investigação sobre práticas de ensino de Ciências e Tecnologia (C&T), em todos os níveis de ensino. Acolheu professores e investigadores de Matemática, Ciências da Natureza, Física e Química, Engenharia e Tecnologia vindos de Angola, Brasil, Espanha e Portugal.

O VPCT2016 teve quatro marcas distintivas:

  • A participação de professores, num fórum internacional, com apresentação de trabalho sujeito a revisão científica, partilhando o seu saber profissional para que possa ser divulgado, apreciado, valorizado e melhorado.
  • A participação de investigadores com investigação centrada nas práticas de ensino de C&T.
  • A interação de professores e investigadores apresentando cada um o seu contributo específico e com tempo para o debate entre os participantes.
  • A assunção em todas as sessões paralelas do carater multidisciplinar da Ciência e Tecnologia, combinando comunicações das diferentes áreas específicas.

O VPCT teve mais de uma centena de participantes. Foram submetidos 78 textos completos para comunicações orais, pósteres e oficinas, que foram sujeitos a um processo de revisão duplamente cego, que permitiu várias reformulações das versões iniciais e algumas rejeições. Este trabalho vai prosseguir, sendo a próxima fase selecionar os artigos que serão publicados em revistas da especialidade.

Os participantes elogiaram o VPCT2016 e as suas caraterísticas singulares e salientaram as várias interações e partilha de saberes dos diferentes atores da educação científica e tecnológica.

O VPCT contou ainda com personalidades da educação científica e tecnológica em conferências plenárias e debates, destacando-se a intervenção do Professor José Tribolet, que interpelou a assistência com uma intervenção subordinada ao tema “Relevância do pensamento computacional na educação – desafios da sociedade biónica do século XXI!”

O VPCT2016 foi organizado pelo Laboratório de Didática de Ciências e Tecnologia (LabDCT), localizado na UTAD e que pertence ao Centro de Investigação em Didática e Tecnologia na Formação de Formadores (CIDTFF) da Universidade de Aveiro. O LabDCT ancora a investigação didática que se realiza na UTAD e sustenta o Doutoramento em Didática de Ciências e Tecnologia da UTAD, permitindo desenvolver investigação das práticas de ensino de C&T.

ver mais