dsc_0682dsc_1010img_1039O projeto EduPARK* participou na Semana Aberta da Ciência e Tecnologia 2016 com a atividade “À descoberta dos tesouros do Parque Infante D. Pedro”. Foram realizadas três sessões com turmas de escolas da cidade: uma do 3.º ciclo e duas do 1.º ciclo de escolaridade. Os alunos exploraram o mais antigo parque de Aveiro com o apoio de uma aplicação interativa em Realidade Aumentada destinada a dispositivos móveis, que foi criada no âmbito do projeto.

A atividade visou recolher feedback sobre a aplicação por parte dos alunos e foi considerada um sucesso. Decorreu em formato de jogo, com questões interdisciplinares e de cultura geral, em que as equipas mostraram motivação e uniram esforços para obter a maior pontuação possível, respondendo acertadamente às questões, ao mesmo tempo que descobriam os tesouros escondidos no parque. No final, foram distribuídos certificados de participação e prémios patrocinados pelo projeto SeguraNet.

Como exemplos de algumas reações no local, destacam-se:

“Eu achei esta aplicação muito boa porque ensina-nos a aprender de uma maneira diferente”; “Achei que esta atividade era muito enriquecedora porque transmite-nos valores e também ajuda-nos a querermos aprender” (alunos do 3.º ciclo);

“Eu gosto porque podemos aprender mais sobre as plantas e tudo da natureza”; “É obrigatório participar [nesta atividade] porque é muito, muito engraçado.” (alunos do 1.º ciclo).

A equipa do EduPARK agradece a participação dos 74 alunos e professoras, assim como dos monitores (investigadores do Projeto e mestrandos envolvidos), que se voluntariaram para acompanhar os grupos de alunos no parque. Os sorrisos nos seus rostos mostraram que valeu a pena. Experiência a repetir!

*projeto financiado por Fundos FEDER através do Programa Operacional Competitividade e Internacionalização – COMPETE 2020 e por Fundos Nacionais através da FCT – Fundação para a Ciência e a Tecnologia no âmbito do projeto POCI-01-0145-FEDER-016542.