Cinco universidades europeias colaboram para a aprendizagem e a inclusão na deficiência
A primeira reunião do projeto En-Abilities (2017-1-ES01-KA201-038155), financiado pela União Europeia no âmbito do Programa Erasmus+ 2017, realizou-se na Universidade de Burgos e contou com a participação dos investigadores do CIDTFF Jaime Ribeiro e Margarida Lucas.
Este projeto foi apresentado na Ação-chave KA204 (Educação de Adultos) e tem como principais prioridades a melhoria das oportunidades de aprendizagem para adultos e a inclusão social de pessoas com necessidades especiais.
A Universidade de Burgos, entidade coordenadora do projeto, recebeu representantes da Universidade de Belgrado (Sérvia), da Universidade Galatiensis (Roménia), da Universidade de Dublin (Irlanda), da Sociedade Espanhola de Assistência Socio sanitária (Espanha) e da empresa Prometeo Innovations (Espanha). A Universidade de Aveiro fez-se representar pelos investigadores do Centro de Investigação Didática e Tecnologia na Formação de Formadores (CIDTFF) Jaime Ribeiro e Margarida Lucas.
O trabalho realizado durante dois dias serviu para começar a desenvolver atividades que reforcem a parceria estratégica e a criação de redes de intercâmbio e de propostas de trabalho. Foram definidas as primeiras tarefas concretas para a realização de atividades de aprendizagem, ensino e formação de estudantes, professores de línguas e técnicos de software. O grande desafio do projeto é criar ferramentas que apoiem estudantes com necessidades educativas especiais e que possam sofrer algum tipo de discriminação ou dificuldade ao entrar no mercado de trabalho, ou no pleno desenvolvimento das suas capacidades pessoais e sociais.
A reunião foi profícua em termos do compromisso assumido por todos os parceiros na melhoria e planeamento de tarefas e reuniões (serão realizadas reuniões virtuais trimestrais e uma próxima reunião presencial em Dublin em setembro de 2018), bem como na partilha e análise das necessidades dos potenciais utilizadores da plataforma educativa e dos conteúdos de ensino do Inglês a serem desenvolvidos. De salientar, ainda, as sinergias estabelecidas e o empenho demonstrado para desenvolver um projeto transnacional que não circunscreve a aprendizagem a um único grupo ou cultura.