O projeto Mind Safety – Safety Matters! II foi aprovado para financiamento pela Agência Nacional portuguesa ERASMUS+, ao abrigo da Ação-Chave 2 Parcerias Estratégicas no domínio do Ensino Escolar.

Coordenado pela Autoridade para as Condições do Trabalho e tendo a Universidade de Aveiro (UA) como parceiro, o projeto tem como objetivo motivar e sensibilizar estudantes entre os 12 e os 18 anos para questões relacionadas com segurança e saúde no trabalho. Compreende, para esse fim, uma série de ações de sensibilização a serem desenvolvidas junto dos jovens estudantes pelos seus professores, nas suas escolas.

O consórcio é constituído por sete entidades, quatro destas internacionais: Autoridade para as Condições do Trabalho; UA; Universidade do Minho; Universidade de Girona (Espanha); Universidade de Delft (Holanda); Center for Labour Security Training and Research (Turquia); Youth in Science and Business Foundation (Estónia). A equipa da UA é coordenada por Maria Fernanda Rodrigues, do Departamento de Engenharia Civil, sendo integrada, entre outros membros, pelos investigadores do CIDTFF, Rui M. Vieira e Rui Neves.

Com uma subvenção global de 395.774 euros, o projeto teve início em setembro de 2018 e será desenvolvido ao longo de três anos. É o sucessor de Mind Safety – Safety Matters! (“Mentes seguras” – a segurança conta!), igualmente financiado pelo ERASMUS+, findo em setembro de 2018.