Realiza-se desde ontem o VPCT2018 – Encontro Internacional “ A voz dos Professores de C&T”, que contou com forte participação de vários investigadores do CIDTFF, tanto nas várias comissões do evento como com contributos para o enriquecimento do evento.

Damos a conhecer as contribuições para o programa do evento:

Dia 8 de novembro

– Debate A – O futuro do Professor de C&T: O professor de c&t na era glocal | Nilza Costa (CIDTFF)

– Special Track | Cultura e tecnologia dois artefactos no desenvolvimento de uma aula de matemática no âmbito de um projeto erasmus | Lucinda Júlia de Fátima Serra, Cecília Costa (CIDTFF) & Elsa Fernandes

– Special Track | Decisões pedagógicas dos professores e desenvolvimento de práticas epistémicas dos alunos | Carla A. Santos, J. Bernardino Lopes (CIDTFF) & J. Paulo Cravino (CIDTFF)

– Comunicação | O que pode falhar? reflexão sobre as dificuldades de alunos do ensino secundário no relatório tipo “v de gowin” para a melhoria da formação inicial de professores | Betina Lopes (CIDTFF), Isabel Abrantes, Paulo Magalhães, Ana Vitória Baptista & Mike Watts

– Comunicação | Formação contínua de professores de física em angola: inovar na avaliação dos alunos | Maria Graça Breganha, Nilza Costa (CIDTFF) & Betina Lopes (CIDTFF)

Dia 9 de novembro

– Comunicação | A mediação do laboratório específico de redes de computadores nos processos de ensino e de aprendizagem | Jaildo Pequeno, J. Bernardino Lopes (CIDTFF) & José Cravino (CIDTFF)

– Comunicação | As múltiplas representações em tarefas e a conexão de conteúdos de matemática: perceções em um curso de formação contínua de professores | Daniella Guia, Cecília Costa (CIDTFF) & António Machiavelo

– Oficina | Valorizar e preservar o património natural explorando as espécies invasoras em sala de aula | Patrícia Pessoa, Xana Sá-Pinto (CIDTFF), Pedro Cardia & Alexandre Pinto (CIDTFF)

– Poster | Ensinar ciências ao longo do ensino básico: desenvolvimento sustentável e atividades práticas sobre solos | Patrícia João (CIDTFF), Ana Rodrigues (CIDTFF) & Maria Helena Henriques

– Poster | Fatores que influenciam a eficácia do envolvimento e da aprendizagem dos alunos, durante a implementação de um jogo educativo | Paula Nunes, J. Bernardino Lopes (CIDTFF) & José Cravino (CIDTFF)

– Special Track | Sítio do pica-pau amarelo: uma atividade de estatística no 2.º ciclo do ensino básico português| Maria Manuel Nascimento (CIDTFF), Marlubia de Paula & Paula Catarino (CIDTFF)

– Special Track | O jogo na aprendizagem da matemática no 2º ciclo do ensino básico | Priscila Soares & Ana Paula Aires (CIDTFF)

– Special Track | Matemagia como recurso educativo no ensino e na aprendizagem da matemática | Margarida Costa & Helena Campos (CIDTFF)

– Special Track | A modelação matemática nos primeiros anos | Ana Matos & Helena Campos (CIDTFF)

– Poster | Nem tudo o que vem à rede é peixe!” – o exemplo de uma coleção científica de seres marinhos como recurso de ensino-aprendizagem | Cristina Figueiredo, João Silva, Miguel Gomes, Pedro Callapez & Betina Lopes (CIDTFF)

– Poster | Aprender matemática com banda desenhada: relação entre área e perímetro | Cecília Costa (CIDTFF), Bruna Isabel Mota & Ana Cristina Alves

10 de novembro

– Comunicação Convidada | Os professores de C&T e a sua formação: direito ou obrigação? | Isabel P. Martins (CIDTFF)

– Apresentação do livro “Melhorar Práticas de Ensino de C&T- Registar e Investigar com Narrações Multimodais” | Isabel P. Martins (CIDTFF), Ana Afonso & Elisa Saraiva

– Comunicação | Narrações multimodais no estudo da influência da mediação do professor no ensino da natureza corpuscular da matéria com exploração de uma simulação computacional por alunos do 5.º ano de escolaridade | Fátima Maria da Costa Alves de Araújo, J. Bernardino Lopes (CIDTFF), Armando Soares & José Cravino (CIDTFF)

– Comunicação | Tratamentos visuais de representações visuais | Paula Montenegro, Cecília Costa (CIDTFF) & J. Bernardino Lopes (CIDTFF)

– Comunicação | Os conhecimentos emergentes do modelo TPACK em estudantes da formação inicial através de uma experiência de ensino | Nuno Martins, Fernando Martins, Cecília Costa (CIDTFF) & Ricardo Pratas

– Comunicação | Prática de ensino de um professor de matemática relativa a sistemas de equações | Isabel Teixeira, Cecília Costa (CIDTFF), Paula Catarino (CIDTFF) & Maria Manuel Nascimento (CIDTFF)

– Comunicação | As representações sociais na articulação da universidade-escolas-poder público-sociedade – resultados preliminares de um estudo etnográfico | Eliane de Souza Cruz, Giovano Candiani, J. Bernardino Lopes (CIDTFF), Nilza Costa (CIDTFF), Alcina Maria Testa Braz da Silva & Glória Regina Pessôa Campello Queiroz

– Comunicação | Valorizar e preservar o património natural explorando as espécies invasoras | Patrícia Pessoa, Xana Sá-Pinto (CIDTFF), Pedro Cardia & Alexandre Pinto (CIDTFF)

– Special Track | Eu vim de longe, eu vou para longe: medidas de tendência central no ensino profissional | Helena Bogas, Maria M. Nascimento (CIDTFF) & Eva Morais

– Special Track | Silver bell: a utilização do número de prata no ensino da matemática | Paula Catarino (CIDTFF) & Maria Manuel Nascimento (CIDTFF)

– Special Track | Quando outras práticas profissionais contribuem para aprendizagens matemáticas: o caso do andebol no escalão de bambis | Cecília Costa (CIDTFF) & Diogo Costa

– Special Track | Desenvolvimento do pensamento algébrico com problemas de matemagia | Margarida Costa & Helena Campos (CIDTFF)

– Special Track | Efeito do uso da folha de cálculo excel na aprendizagem da análise de um histograma numa turma do 9.º ano de escolaridade do ensino básico | Ana Paula Gandra, Ana Paula Aires (CIDTFF) & Paula Catarino (CIDTFF)

– Special Track | Contrariando o “velho do restelo”: análise global e componentes das atitudes em relação à estatística em professores portugueses | José Alexandre Martins, Assumpta Estrada & Maria M. Nascimento (CIDTFF)

– Special Track | Ensino STEM com tecnologias: a escola como promotora de hábitos saudáveis: alimentação e atividade física | Sara Ramos, António Barbot (CIDTFF), Susana Vale, Alexandre Pinto (CIDTFF) & Pedro Rodrigues

– Special Track | Utilização da plataforma Arduino para monitorização de fatores ambientais e melhoria das condições de sala de aula | Ana Sousa, Pedro Rodrigues, António Barbot (CIDTFF) & Alexandre Pinto (CIDTFF)

programa completo