Entre os dias 18 e 28 de março, as investigadoras do CIDTFF, Nilza Costa e Diana Oliveira, estiveram em Angola na qualidade de assessoras da Academia da Força Aérea Nacional (AFAN) de Angola, onde foram condecoradas com uma menção honrosa pelo 1.º Comandante da Academia.

A assessoria ocorreu maioritariamente na AFAN, sediada na Catumbela, tendo como principal finalidade contribuir para a melhoria da qualidade da formação ministrada por esta Academia, recentemente criada, nomeadamente através do acompanhamento das atividades formativas, sustentado num conhecimento prévio desse estabelecimento de ensino superior militar.

Incluiu a realização de sessões, individuais e em grupo, com responsáveis da instituição, docentes e cadetes; a realização de duas palestras, dirigidas não só a docentes da AFAN, mas também a elementos de outros estabelecimentos militares da região; e a visita a diversos estabelecimentos de ensino militar onde decorreram encontros e reuniões com os diretivos e responsáveis pela área pedagógica, nomeadamente à Academia do Exército, ao Instituto Médio de Ciências Policiais e à Escola Militar Aeronáutica da Força Aérea Nacional.

No final da visita, Nilza Costa e Diana Oliveira foram condecoradas com uma Menção Honrosa pelo tenente-general João de Oliveira Borges, 1.º Comandante da AFAN, tendo também recebido a insígnia da Instituição.

A AFAN surge no quadro do processo de reedificação e modernização das Forças Armadas Angolanas, que comporta vários equipamentos e infraestruturas complementares, com o objetivo de formar cadetes (licenciatura). São três os cursos ministrados na Instituição: Piloto Aviador; Comando Tático; e Administração Aeronáutica.

O convite para esta assessoria decorreu no âmbito das atividades de supervisão científica, por parte das investigadoras, do projeto do doutorando Carlos Manuel de Oliveira (2.º Comandante da AFAN, Brigadeiro/PILAV) – Doutoramento em Educação (especialidade: Didática e Desenvolvimento Curricular), intitulado “Currículo avaliação e inovação curricular um estudo de caso do curso de piloto-aviador na Academia da Força Aérea Angolana”.

No seguimento do trabalho realizado, as investigadoras encontram-se a elaborar um relatório das atividades realizadas durante a visita de assessoria, a ser enviado à AFAN e à Força Aérea Angolana. Prevê-se, ainda, futuras colaborações, conforme vontade expressa pelo 1º comandante da academia.