No dia 10 de abril, a investigadora do CITDFF Diana Oliveira, em representação do CIEC – Centro Integrado de Educação em Ciências – Escola Ciência Viva, participou no 11.º Encontro Nacional de Escolas PPIP (Projeto-Piloto de Inovação Pedagógica), promovido pela Direção-Geral da Educação (DGE), como moderadora do painel “Práticas de (re)configuração de espaços educativos”.

A moderação do painel foi partilhada com João Filipe Matos, Professor Catedrático no Instituto de Educação da Universidade de Lisboa. Para além disso, Diana Oliveira acompanhou o grupo numa visita guiada ao CIEC, considerado no seu todo como um Ambiente de Ensino Inovador.

Neste 11.º Encontro de Escolas PPIP, subordinado ao tema “Espaços colaborativos de aprendizagem na escola: renovação e reconfigurações das salas de aula e dos espaços de trabalho para mais e melhores aprendizagens”, estiveram presentes os seis agrupamentos de escolas (AE) selecionados pelo Ministério da Educação para desenvolverem um projeto pedagógico inovador, “sem promessas de recursos adicionais, créditos horários ou contratações especiais de professores”, como se pode ler no website da DGE, cuja missão é “criar e implementar soluções alternativas, indutoras da qualidade das aprendizagens de todos os alunos e de uma taxa de retenção tendencialmente nula”.

Estiveram assim presentes diretores e professores do AE de Vila Nova da Barquinha (Santarém), AE Fernando Casimiro Pereira da Silva (Rio Maior, Santarém), AE Marinha Grande Poente (Leiria), AE Cristelo (Paredes), AE Silves Sul, AE Boa Água (Sesimbra), AE Freixo (Ponte de Lima). Para além da presença da Subdiretora-Geral da Educação, Maria João Horta, e de outros elementos da DGE, nomeadamente da Equipa de Recursos e Tecnologias Educativas, o encontro contou também com outros especialistas, entre eles Patricia Wastiau da EUN – European Schoolnet.

ver mais