22 maio, 14h00 | Auditório 5.2.22, Departamento de Educação e Psicologia, Universidade de Aveiro

A sexta palestra da 6ª Edição do “UnderInvestigation: Psicologia&Educação@UA”, terá lugar no dia 22 de maio e será dinamizada pela investigadora do CIDTFF, Marisa Maia Machado.

Abstract:

“Apesar do aumento das iniciativas curriculares de inclusão e aprendizagem no Ensino Superior para Pessoas com Dificuldades Intelectuais e de Desenvolvimento (DID) ao nível internacional, em Portugal ainda é um processo recente, a carecer de desenvolvimento.

O estudo, em curso, visa o desenvolvimento de um programa, em contexto universitário, com base num modelo pedagógico híbrido e enquadrado no Planeamento Centrado na Pessoa, para Jovens com DID.

Através de uma contextualização teórica e metodológica, pretende-se apresentar (i) as Dificuldades Intelectuais e de Desenvolvimento; (ii) uma descrição geral sobre programas para estudantes com DID no Ensino Superior; e (iii) procedimentos metodológicos do estudo.”

Keywords: Dificuldades Intelectuais e de Desenvolvimento; Comportamento Adaptativo; Jovens com Dificuldades Intelectuais e de Desenvolvimento; Ensino Superior Inclusivo; Inclusão de Jovens com Dificuldades Intelectuais e de Desenvolvimento; Programas para Jovens com Dificuldades Intelectuais e de Desenvolvimento; Método Pedagógico Híbrido; Planeamento Centrado na Pessoa.