O “VI Encontro Ensinar e Aprender com Criatividade dos 3 aos 12 anos” (CRIA 2019), decorreu dias 5 e 6 de julho, em Viana do Castelo, e contou com contribuições de vários investigadores do CIDTFF.
Os investigadores do CIDTFF Ana Sofia Sousa e Rui Marques Vieira são coautores da comunicação “Cidadania criativa: observar e pensar para intervir”, na qual apresentam a proposta de uma atividade didática destinada aos 1.º e 2.º Ciclos do Ensino Básico, ainda não implementada, que visa fomentar o desenvolvimento do Pensamento Crítico e promover, em simultâneo, o desenvolvimento de competências de autonomia, comunicação e colaboração.
Rita Rodrigues, doutoranda do projeto EduPARK, apresentou a comunicação “Estratégias de gamificação com Realidade Aumentada no Parque Infante D. Pedro para uma aprendizagem ao nível das atitudes de conservação da natureza”, em co-autoria com Lúcia Pombo (CIDTFF) e Teresa Neto (CIDTFF), que tem como base o estudo de caso que pretende realizar no âmbito do Programa Doutoral em Multimédia em Educação, centrado na aprendizagem resultante de atividades EduPARK, em contexto não formal. Mais especificamente, o seu trabalho irá envolver a criação de um Guião Exploratório de um jogo original, com recurso a realidade aumentada, de forma a poder analisar as aprendizagens ao nível das atitudes ambientais de crianças visitantes do parque da cidade.
A comunicação “Atitudes cooperativas e desempenho motor – um projeto na educação pré-escolar”, da coautoria de Inês Franco, Viviana Gouveia & Rui Neves (CIDTFF), apresenta os resultados recolhidos no âmbito de um projeto de investigação-ação, onde crianças do ensino pré-escolar foram incentivadas, através de estratégias de cooperação entre elas para a realização de atividades de Expressão Motora, a potenciar o desempenho motor.
Os resumos das comunicações poderão ser consultados no livro disponível online, nas páginas 14, 26 e 46.