Foi aprovado para financiamento pela agência nacional Erasmus+ alemã o projeto “LoCALL: LOcal Linguistic Landscapes for global language education in the school context”, uma parceria estratégica internacional na qual participa uma equipa de investigadores do CIDTFF/Universidade de Aveiro.

Partindo da análise das paisagens linguísticas de cidades, o projeto LoCALL tem por objetivo criar sinergias entre experiências plurilingues de alunos e professores e percursos de aprendizagem de línguas na escola, em busca de uma maior e mais sistemática integração da diversidade linguística como recurso na sala de aula. Para tal, o projeto irá colocar alunos do ensino secundário no papel de coeducadores dos seus professores, fomentando o seu envolvimento e o desenvolvimento de competências críticas.

Coordenado pela Universidade de Hamburgo e liderado por Sílvia Melo-Pfeifer, atualmente membro colaborador do CIDTFF, o projeto conta com a expertise de outras quatro instituições europeias: Universidade de Aveiro (Portugal), Universidade de Groningen (Holanda), Universidade Autónoma de Barcelona (Espanha) e Universidade de Estrasburgo (França).

A equipa da Universidade de Aveiro/CIDTFF é constituída pelas investigadoras Mónica Lourenço (IR local), Ana Raquel Simões, Ana Isabel Andrade, Helena Araújo e Sá e Lúcia Pombo.

O projeto tem início previsto em setembro de 2019, com uma reunião transnacional dos parceiros que constituem o consórcio, tendo uma duração prevista de três anos.

A comunicação dos resultados das parcerias estratégicas no domínio da educação/formação por parte da agência nacional portuguesa está prevista acontecer em agosto de 2019.