Nos dias 9 e 10 de setembro de 2019, Michel Vandenbroeck, consultor externo do CIDTFF e Professor na Universidade de Ghent (Bélgica), esteve no Departamento de Educação e Psicologia da Universidade de Aveiro, no âmbito de um programa variado que incluiu apresentação de projetos, realização de uma conferência e diversos momentos de discussão com investigadores do CIDTFF.

A manhã do primeiro dia foi dedicada a apresentações dos Grupos 1 e 3 e de projetos em curso coordenados por investigadores do CIDTFF, relacionados com os temas da diversidade, intercompreensão, plurilinguismo, e educação e cuidado infantil: TEDS (Ana Isabel Andrade), Kamishibai (Rosa Faneca), LoCALL (Ana Raquel Simões), ProChild (Gabriela Portugal), HiLives (Paula Santos) e Limites invisíveis (Aida Figueiredo).

A tarde foi dedicada a uma Conferência pelo consultor, subordinada ao tema “There is no Hierarchy of Methods: on Evidence-Based Education”, que foi transmitida internamente via Colibri-Zoom, por forma a possibilitar uma maior participação de estudantes e investigadores.

No segundo dia, a manhã contou com uma apresentação, por Michel Vandenbroeck, de projetos recentes em que tem vindo a participar, em particular, projetos relacionados com o desenvolvimento de um referencial pedagógico para o trabalho junto de crianças entre os 0 e 3 anos de idade, e de avaliação da qualidade em creche. Foi, ainda, apresentado o projeto Pro-M focado em investigação colaborativa entre profissionais de educação de infância e famílias de crianças que crescem em ambientes multilingues.

Seguiu-se uma discussão em torno de identificação de questões de investigação sobre infâncias e diversidades e possibilidades futuras de colaboração.

A investigação de Michel Vandenbroeck centra-se em temáticas relacionadas com práticas e políticas em cuidados e educação na infância, incluindo o estudo de processos de in/exclusão na infância, pré-escola e apoio aos pais em contextos de diversidade crescente. É diretor do Departamento de Serviço e Pedagogia Social da Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade de Ghent. Foi um dos cofundadores da rede europeia DECET (Diversity in Early Childhood Education and Training) e é membro do Board of Trustees da European Early Childhood Education Research Association.