A investigadora do CIDTFF, Marlene Migueis, visitou entre os dias 15 e 19 de outubro a Universidade do Sul de Santa Catarina (Unisul), onde dinamizou uma palestra para o curso de Pedagogia e participou como oradora no o 1º Seminário Internacional de Educação Matemática na Teoria Histórico-Cultural e o VI Seminário Interinstitucional de Educação Matemática.

O 1º Seminário Internacional de Educação Matemática na Teoria Histórico-Cultural e o VI Seminário Interinstitucional de Educação Matemática, que teve lugar entre os dias 18 e 19 de outubro na Unisul, é um evento que se realiza anualmente numa universidade diferente, destacando o trabalho e aprendizagens dos estudantes dos cursos de Pedagogia.

Até à última edição do seminário participavam apenas as quatro instituições brasileiras (UNESC, Unisul, UNIBAVE e UESPI), tendo este ano envolvido a Universidade de Aveiro, por intermédio da participação da investigadora Marlene Rocha Miguéis, internacionalização que foi possível através do Acordo Cooperação Académica entre a Unisul e a UA.

A visita da investigadora, além da participação no evento, envolveu uma palestra ao curso de Pedagoria da Unisul e a escrita de um artigo a ser submetido à revista Poiésis do PPGE da Unisul em parceria com a investigadora e docente da instituição Josélia Euzébio da Rosa.

O artigo pretende apresentar uma proposta inovadora, a partir da articulação entre o projeto desenvolvido por Marlene Migueis com a equipa do Pro(g)Natura e o projeto desenvolvido por Josélia Euzébio da Rosa, no contexto dos grupos de pesquisa TedMat (Unisul), GPEMAHC (UNESC) e GEPAPe (USP).

Na proposta do artigo, os conceitos a serem ensinados emergem das experiências das crianças com a natureza. Ao transformarem a natureza, as crianças experimentam a origem dos conhecimentos a serem sistematizados na escola; as abstrações fazem sentido para as crianças, uma vez que experimentam a origem dos mesmos.

A visita de Marlene Migueis deu azo ao desejo de continuidade de cooperação entre ambas as investigadoras e uma possível futura visita à Universidade de Aveiro por Josélia da Rosa.