Artur Fino

Foto_ArturFino

ARTUR FINO em Aveiro, a 6 de Fevereiro de 1933, vindo a manter uma actividade predominante e regular nos domínios da arte experimental.

No seu espaço cultural dedica, desde há 50 anos, uma atenção particular às artes plásticas, nas suas diversas vertentes. Foi, durante cerca de vinte anos, secretário do Grupo AVEIROARTE, do qual foi um dos seus fundadores. Fez parte das Comissões Organizadoras e Executivas das Bienais Internacionais de Cerâmica de Aveiro. Participou, tanto em Portugal como no estrangeiro, em mais de 100 exposições colectivas, incluindo bienais nacionais e internacionais. Individualmente, realizou 11 mostras. No Círculo Experimental de Teatro de Aveiro – CETA, desenvolveu, ao longo de 15 anos, permanentes acções em todas as áreas do teatro, com particular incidência na encenação, na representação e na cenografia. Realizou, até hoje, viagens de estudo em mais de 40 países.

À sua obra plástica se referiram personalidades como os Mestres Júlio Resende e Amândio SilvaFernando Assis PachecoAlmeida BrandãoVasco BrancoGaspar AlbinoVaz DuarteMário da RochaJeremias BandarraJorge de GuimarãesArménio BajoucaFátima MirassolJoão de Mancelos e Manuel Bontempo, entre outros. O seu nome surge ainda citado nos Anuário das Artes PlásticasArteguiaPortuguese 20thCentury ArtistsGuia de ArteArtes Plásticas Portugal, Who is Who of the Artists in Portugal e Aspectos da Artes Plásticas em Portugal.

Em 1994 concluiu, no Porto, o Curso de História de Arte Contemporânea da ÁRVORE. Diversos prémios lhe foram atribuídos, nas modalidades de teatro, pintura, cerâmica e design. Está representado em significativas colecções, tanto oficiais como particulares, em Portugal e no estrangeiro.

Retirado de: http://www.aveiroarte.com/artistas.aspx?id=5