Joficina_formacao_rosa-fanecaaneiro – Junho, 2017 | Escola Básica e Secundária Quinta das Flores, Coimbra

Rosa Maria Faneca, Investigadora de Pós-doutoramento do Centro de Investigação em Didática e Tecnologia na Formação de Formadores (CIDTFF) irá realizar, entre Janeiro e Junho de 2017, várias sessões como parte de uma oficina de formação subordinada ao tema “Línguas de herança e formação de professores: que possibilidades de desenvolvimento profissional?”.

Tem como destinatários Professores generalistas do 1.º ciclo do Ensino Básico e professores do 2.º ciclo (Grupos 210 e 220) e 3.º ciclo (Grupos 300, 310, 320, 330, 340 e 350) do Ensino Básico e do ensino Secundário.

O objetivo é promover um trabalho colaborativo com professores generalistas que potencie a (re)construção de conhecimento, práticas e materiais de educação plurilingue, designadamente respeitadores das línguas de herança dos alunos, para os diferentes níveis de ensino e para diferentes contextos e instituições de educação/formação.

A formação é acreditada e com inscrição não sujeita a pagamento, mas obrigatória, através do link https://goo.gl/forms/4VeTmA7VxBGhCUlC3.

O certificado de Acreditação (Registo de acreditação: CCPFC/ACC – 88156/16) será emitido pela UINFOC e o pagamento (10€) deve ser realizado após emissão do mesmo.

 

Calendarização:

25 de janeiro | Descoberta da Oficina, Biografia linguística e outros instrumentos de avaliação/acompanhamento do desenvolvimento plurilingue e intercultural

22 de fevereiro | Desafios pedagógico-didáticos e necessidades de formação

8 de março | Currículo e diversidade linguística (finalidades educativas, conteúdos e práticas)

22 de março | Representações das línguas, culturas, povos e países

19 de abril | Estatutos de línguas e contextos de ensino da LH

3 de maio | Estratégias didácticas centradas na sensibilização à diversidade e no desenvolvimento plurilingue e intercultural (QECR, 2001)

17 de maio | Construção, experimentação e validação de materiais didáticos

14 de junho | Apresentação e avaliação da formação, as implicações pedagógico-didáticas e o seu papel no desenvolvimento profissional dos formandos

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