O livro “O Ensino na Escola de Hoje – Teoria, Investigação e Aplicação” com coordenação de Feliciano Veiga, conta com posfácio do investigador do CIDTFF António Cachapuz, assim como com contribuições de vários autores, entre eles os membros do CIDTFF, Ana Sofia Pinho, Dorinda Rebelo, Jorge Bonito, Luís Marques e Margarida Morgado.
Segue-se a sinopse do livro:
“Num tempo como o que os povos têm atravessado, faz calafrios o que se ouve quando se pergunta “Quantas vítimas já fez no mundo o ensino que não houve e o ensino que se teve?” Este livro inclui conteúdos escolares, no ensino básico, que vão da matemática, às línguas, às ciências, às artes visuais, à educação física, à história e à geografia, enquadrados pelos currículos e pela avaliação. Situa-se no âmbito da formação de professores — didática, psicológica e pedagógica —, tendo como destinatários todos aqueles que desejam compreender melhor as questões do ensino e da aprendizagem em contexto escolar. Contribuir para capacitar os professores para a realização do ensino, com aprendizagem significativa e desenvolvimento psicossocial dos alunos, constitui objetivo primordial.
Espera-se que quem vier a ler este livro encontre nele conteúdos úteis e, também, que depare com ideias e com motivos para — enquanto de uma vítima sequer se ouvir falar na história — sonhar com o que poderá vir a ser o ensino numa escola para todos. Creio que isso ocorrerá tanto mais, quanto mais formos capazes de entender o que significa um brinquedo para uma criança ou de vislumbrar cibos de infinito entre as cores de um quadro de Matisse ou de Kandinsky. Em suma, como deverá ser o ensino numa escola para todos afigura-se-me uma questão gigante e eterna.”