Ana Isabel Andrade, investigadora do CIDTFF, marcou presença entre os dias 18 e 19 de janeiro no Seminário “Language learning pathways” (Les parcours d’apprentisage des langues), organizado pelo Centre Européen des Langues Vivantes (CELV/ECML), onde fez parte de um grupo que abordou as potencialidades do conceito na construção de percursos de aprendizagem de línguas mais adequados aos perfis e necessidades atuais.

O grupo, constituído por cerca de 20 participantes de diferentes países europeus e do Canadá, foi coordenado por uma equipa de 4 especialistas: David Little, Marisa Cavalli, Anne Ontero e Jonas Erin.

O trabalho, agora iniciado, desembocou num conjunto de recomendações sobre o modo como o CELV pode vir a ajudar os diferentes países a tomar medidas de política linguística educativa que conduzam a percursos de aprendizagem de línguas mais adequados aos sujeitos e aos contextos em que estudam e vivem.

O trabalho desenvolveu-se em torno da noção de “percurso de aprendizagem” de línguas como chave para a construção de propostas curriculares de educação em línguas , evidenciando a importância de tomar em consideração os repertórios linguístico-comunicativos dos aprendentes e permitindo trajetos mais diversificados e autónomos de desenvolvimento da competência comunicativa plurilingue e intercultural.