Alexandre Pinto (CIDTFF), António Barbot (CIDTFF), Ana Lídia Vale, Ana Marçal, Ana Sofia Pedrosa, Carla Ribeiro, Cristina Maia, Lúcia Silva & Margarida Fonseca | In Educação em Ciências em múltiplos contextos – Atas do XVII Encontro Nacional de Educação em Ciências, XVII ENEC, I Seminário Internacional de Educação em Ciências, I SIEC, pp. 81-87

Resumo:

“No presente artigo apresenta-se e discute-se uma proposta didática que dá relevância à importância das Ciências (Naturais e Humanas) enquanto suporte às atividades das crianças de exploração do mundo que as rodeia. Apresentamos uma investigação realizada no âmbito de uma Unidade Curricular de um curso de Mestrado de formação inicial em Educação de Infância. Teve por objetivo elaborar e validar uma proposta didática de natureza interdisciplinar em contexto de creche. Assumiu-se o propósito de preparar os educadores de infância, a nível de conhecimentos e motivacional, para dedicarem atenção à área de Conhecimento do Mundo na sua ação pedagógica de modo a proporcionarem vivências significativas, enquadradas com as necessidades e os interesses de cada grupo e de cada criança. As propostas pedagógico-didáticas incidiram na temática dos animais, e integraram diversas estratégias: a leitura dinamizada de uma obra literária, momentos dedicados às expressões plástica e dramática, bem como atividades sensoriais de manuseamento e exploração de diversos materiais. Para além de apresentarmos o percurso didático concebido pretendemos apresentar os resultados obtidos pela sua implementação em contextos de educação de infância e, baseados neles, as reflexões e conclusões produzidas. Seguiu-se uma metodologia de estudo de multicaso, tendo-se envolvido três grupos de crianças: dois grupos com crianças dos 12 aos 24 meses, um de 12 e outro de 13 crianças, e um terceiro grupo com 17 crianças dos 24 aos 36 meses. Procurou-se uma recolha de dados diversificada tendo-se utilizado observação participante com recurso a notas do investigador, recolha de imagens, gravação áudio e entrevista ao educador responsável pelos grupos de crianças. Os dados recolhidos foram sujeitos a análise de conteúdo procurando respostas quanto a: i) envolvimento das crianças nas atividades; ii) realização de orientações curriculares e iii) desafios sentidos pelas Educadoras Estagiárias ao longo do desenvolvimento das atividades. Os dados obtidos evidenciam adequação da proposta ao contexto e que esta se apresentou motivadora para os grupos de crianças envolvidos. Permitem também identificar pontos de concretização das orientações curriculares com relevância para a perceção do interesse do trabalho de gestão e planificação a diferentes níveis, valorizando articulações interdisciplinares. Por fim, apresentam-se os desafios sentidos pelas Educadoras Estagiárias e sua reflexão como forma de potenciar resultados favoráveis em futuras ações pedagógico-didáticas.”

ver mais