Lisneti Castro, investigadora do CIDTFF, participará no XIV Colóquio Internacional de Psicologia e Educação, a ter lugar no ISPA – Instituto Universitário, em Lisboa, entre os dias 9 e 10 de julho, com a comunicação “O autocuidado do cuidador familiar: Intervenção psicoeducativa para o desenvolvimento de competências pessoais/sociais”, em coautoria com as investigadoras do CIDTFF Dayse Neri de Souza e Anabela Pereira.
Leia abaixo o resumo da intervenção.
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O autocuidado do cuidador familiar: Intervenção psicoeducativa para o desenvolvimento de competências pessoais/sociais
Lisneti Castro (UA / CIDTFF), Dayse Neri de Souza (UNASP-EC / CIDTFF) & Anabela Pereira (UA / CIDTFF)
Introdução: O processo de ensino aprendizagem orientado para cuidadores familiares, não contempla na literatura, aspetos relacionados com o desenvolvimento e a aprendizagem na vida adulta. No entanto construir ações de formação, levando em conta esses aspetos, poderá tornar o contexto de aprendizagem deste público-alvo mais robusto, uma vez que os conteúdos repassados em contexto de educação informal poderão ser conjugados com as experiências adquiridas ao longo da vida por esses indivíduos, resultando na construção de novos saberes.
Objetivo: Apresentar na integralidade uma intervenção psicoeducativa com vistas ao desenvolvimento de competências pessoais/sociais nos cuidadores.
Método: estudo de cariz qualitativo e paradigma interpretativo. Participaram 11 cuidadores de ambos os sexos. Os utentes foram contatados pela equipe de enfermagem das Unidades de saúde de Aveiro e Ovar. Toda a intervenção foi conduzida por meio de dinâmica de grupo, e as competências abordadas foram: Autoconhecimento, empatia, autoestima, assertividade, resiliência e suporte social. Os dados foram recolhidos no período de janeiro a julho/2016. Foi realizada a análise de conteúdo com o apoio do webQDA.
Resultados: Os cuidadores, demonstraram possuir as competências, porém não conseguiam nomeá-las e nem reconhece-las em seu repertório comportamental. Após serem intervencionados, denotaram consciencialização sobre a necessidade de terem maior atenção com o seu autocuidado.
Conclusão: A intervenção possibilitou aos cuidadores reconhecerem em si competências que poderiam ajuda-los no desempenho de suas atividades ao mesmo tempo que passaram a valorizar o autocuidado, ficando assim assegurado o seu bem-estar físico e psicológico.
Palavras chaves: Cuidador familiar, competências pessoais/sociais, psicoeducação, autocuidado.