4 de julho | Departamento de Educação e Psicologia, Universidade de Aveiro

A Ciência Aberta é a temática do II Fórum do Centro de Investigação “Didática e Tecnologia na Formação de Formadores” (CIDTFF) que irá decorrer no dia 4 de julho, a partir das 9h30, no Departamento de Educação e Psicologia (DEP) da Universidade de Aveiro, e contará com a apresentação de 42 posters digitais.

Vindo na sequência do I FÓRUM CIDTFF, este II FÓRUM foca-se numa temática específica que se tem vindo a emergir como central para pensar e projetar o valor da investigação em Educação: a Ciência Aberta.

Neste sentido, o II FÓRUM CIDTFF organiza-se em torno de dois objetivos:

1.  identificar práticas de Ciência Aberta no percurso investigativo do CIDTFF e

2. definir linhas estratégicas para um compromisso coletivamente assumido com uma abordagem de Ciência Aberta da investigação.

Serão apresentados 42 posters digitais já publicados num e-book, cuja leitura, numa perspetiva de Ciência Aberta, estará a cargo de Ana Balula (UA, CIDTFF), Antonio Bartolomé (Universidade de Barcelona, CIDTFF) e José Carlos Mota (DCSPT & GOVCOPP).

O II Fórum CIDTFF contará ainda com a apresentação de dois projetos “Smart Knowledge Garden” (Ana Rodrigues e Ana Raquel Simões) e “Open Education Smart Campus” (António Moreira e Dionísio Laranjeiro).

A Sessão de Encerramento, intitulada “A investigação em perspetiva: como construir um compromisso com a Ciência Aberta?” será da responsabilidade de Diana Silva (UA, SBIDM), Antonio Bartolomé (U. Barcelona, CIDTFF) e Helena Araújo e Sá (UA, CIDTFF).

O II Fórum CIDTFF irá decorrer no Auditório 5.2.22 do DEP, estando aberto a toda a comunidade académica, desde já convidada a estar presente e a participar no debate sobre Ciência Aberta.

ver programa | ver livro de posters

ua online