13 de julho, 14h30 | Sala de atos académicos, Edifício Central e da Reitoria da Universidade de Aveiro

No próximo dia 13 de julho, pelas 14h30, realizar-se-ão, na Sala de Atos Académicos do Edifício Central e da Reitoria, as provas do Programa Doutoral em Educação da investigadora do CIDTFF Lisneti Maria Castro com o título: “Autocuidado: intervenção psicoeducativa para o desenvolvimento de competências pessoais/sociais do cuidador familiar”.

Lisneti Castro é orientada por Dayse Neri de Souza e coorientada por Anabela Pereira, ambas investigadoras do CIDTFF.

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Resumo:

INTRODUÇÃO: Devido aos custos elevados que a institucionalização tem para o sistema de Segurança Social, os cuidados familiares no domicílio são considerados uma mais-valia, podendo ser vistos como uma resposta mais humanizada no que respeita ao conforto e bem-estar do familiar com demência. Posto isto, torna-se fundamental capacitar o cuidador familiar com competências pessoais e sociais no sentido de garantir a qualidade do serviço que presta, mas, também o autocuidado para que seja promovido o bem-estar físico e psicológico do cuidador familiar.

MÉTODO: A intervenção foi elaborada com base numa revisão da literatura sobre autocuidado e sobre dinâmicas de grupo de acordo com as características dos cuidadores familiares. Todas as etapas da intervenção tiveram um cariz qualitativo e paradigma interpretativo. Participaram 8 cuidadores de ambos os sexos. Os participantes foram contatados pela equipe de enfermagem dos centros de saúde da cidade de Aveiro e Ovar em Portugal. A intervenção foi conduzida por meio de dinâmica de grupo com a abordagem das competências pessoais e sociais (autoconhecimento, empatia, autoestima, assertividade, resiliência e suporte social) e foi estruturada em 10 sessões com 90 minutos e ocorreu uma vez por semana nas instalações dos centros de saúde a que cada participante pertencia. A implementação da intervenção ocorreu no período de janeiro a julho/2016. A análise de conteúdo dos dados da intervenção teve apoio do software webQDA.

RESULTADOS: Antes da intervenção, os cuidadores demonstraram já possuir as competências, no entanto não conseguiam nomeá-las nem reconhecê-las no seu repertório comportamental. Após a intervenção, houve a consciencialização sobre as competências e a capacidade para as utilizar em benefício do seu autocuidado.

CONCLUSÃO: A intervenção possibilitou aos cuidadores reconhecerem as competências abordadas e como estas poderiam ajudá-los no desempenho das suas atividades, ao mesmo tempo que passaram a valorizar o autocuidado e assegurado o seu bem-estar físico e psicológico.

 

Palavras-chaves: Autocuidado, competências pessoais e sociais, cuidador familiar, Psicoeducação