Ana Oliveira & Lúcia Pombo | Digital Technologies & Future School: Atas do IV Congresso Internacional TIC e Educação 2016 (artigos selecionados) | pp 127 – 142
Resumo:
“Neste artigo pretende-se avaliar o impacto do modelo EduLab nas estratégias de ensino implementadas pelos docentes do Agrupamento de Escolas envolvido, no ano letivo 2014/2015. Com esse intuito, recolheram-se dados através de inquéritos por questionário aos docentes, grelhas de registo de aulas e relatórios reflexivos da oficina de formação, frequentada pelos docentes envolvidos.
Verifica-se que a implementação do modelo EduLab conduziu a um aumento da frequência com que os docentes recorrem à utilização das tecnologias, tanto em contexto de sala de aula, como para a preparação das atividades. Essencialmente, a utilização das tecnologias na sala de aula está associada à resolução de propostas de trabalho, atividades de pesquisa e exposição de conteúdos pelo professor. Os docentes reconhecem potencialidades no uso das tecnologias, salientando o facto de permitirem a implementação de estratégias de ensino diversificadas e inovadoras. No entanto, os docentes apontam alguns obstáculos à utilização das tecnologias em contexto educativo, que podem tornar a implementação dessas estratégias menos frequente, nomeadamente, a inexistência ou mau funcionamento dos recursos, a sobrecarga de trabalho dos docentes, o tempo necessário à preparação de aulas e o número de alunos por turma.”