Teresa Bettencourt (CIDTFF) & Ana Moreira | Digital Technologies & Future School: Atas do IV Congresso Internacional TIC e Educação 2016 (artigos selecionados) | pp 153 – 166
Resumo:
“O Flipped Classroom é uma abordagem impulsionadora da transformação do ensino tal como hoje se conhece. Nesta investigação, que decorreu no ano letivo de 2013/2014, descreve-se a sua aplicação e as opiniões dos alunos participantes do 10.º e 11.º ano do ensino secundário duma escola portuguesa. Os objetivos do estudo foram perceber os benefícios do Flipped Classroom no desempenho dos alunos em relação à resolução de exercícios, compreender se existe conexão entre os seus hábitos em sala de aula e seu desempenho aquando da resolução de exercícios e ainda, conhecer as opiniões que os discentes têm sobre o Flipped Classroom. Para tal, utilizaram-se diversas técnicas de recolha de dados (observação, inquérito por questionário e recolha documental). Concluiu-se que o Flipped Classroom permitiu maior confiança dos alunos na resolução dos exercícios, possibilitando que estes utilizassem, de modo mais eficaz, os conteúdos temáticos abordados nos vídeos. Relativamente às opiniões dos alunos sobre esta abordagem de ensino, concluiu-se que estes consideraram o Flipped Classroom uma mais-valia para o processo de aprendizagem, contudo, salientam o aspeto negativo de exigir muita disponibilidade, trabalho e empenho por parte dos alunos.”