As atividades do projeto EduPARK continuam com muita procura, mesmo em contexto de educação não formal. Apenas na última semana, cerca de 55 crianças e jovens de férias exploraram o Parque Infante D. Pedro com a aplicação móvel EduPARK.

Numa época em que se debate o uso de telemóveis nas escolas, continua a aumentar a procura das atividades dinamizadas pelo projeto EduPARK, que promovem a aprendizagem móvel com realidade aumentada, em ambientes outdoor. Apenas na última semana, cerca de 55 crianças e jovens de três instituições que promovem aprendizagem não formal – os centros de estudos Cartola do Sábio (Aradas) e Soma e Segue (Esgueira) e também o Conservatório de Música de Barcelos – já usaram a aplicação EduPARK que integra diversos guiões ou jogos educativos, para aprender biologia, matemática, entre outras disciplinas, de uma forma diferente no Parque Infante D. Pedro, também conhecido como Parque da Macaca.

Em grupo, os jovens exploradores percorreram o Parque seguindo as orientações da Macaca da aplicação EduPARK para experimentar a realidade aumentada disponível em diversos pontos de interesse do Parque e descobrir, ou mesmo relembrar, o estado físico da água do lago, as cores primárias de equipamento do jardim infantil e as estruturas reprodutoras de espécies botânicas do Parque, entre outros. O jogo da aplicação EduPARK despertou interesse e entusiasmo por parte dos jovens, que em período de férias se divertiram a aprender, num contexto de aprendizagem não formal.

Os adultos acompanhantes das crianças e jovens também manifestaram grande satisfação com a atividade. Por exemplo, uma professora referiu que a atividade está bem conseguida na medida em que “explora os recursos naturais, culturais e arquitetónicos de forma atrativa,”, considerando que se poderia alargar este tipo de exploração a outros pontos de interesse da cidade de Aveiro.