Na passada quarta-feira, dia 4 de julho, teve lugar o II fórum CIDTFF onde foram discutidas várias questões no âmbito da Ciência Aberta. Foram várias as valiosas contribuições nesse sentido, que se estenderam ao longo do dia, nomeadamente durante o momento de interpretação dos posters, de apresentação dos projetos “Smart Knowledge Garden” e “Open Education Smart Campus” e na sessão de encerramento.

Na primeira parte, a sessão de abertura contou com a presença de Artur Silva (Universidade de Aveiro, Reitoria), Carlos Fernandes da Silva (Universidade de Aveiro, Departamento de Educação e Psicologia) e Helena Araújo e Sá (CIDTFF); seguidamente, foi a vez  dos convidados Ana Balula (UA, CIDTFF), Antonio Bartolomé (U. Barcelona & CIDTFF) e José Carlos Mota (DCSPT & GOVCOPP) apresentarem os seus importantes contributos face à leitura dos posters apresentados pelos investigadores do CIDTFF numa perspetiva de Ciência Aberta.

Na segunda parte, foram apresentados os projetos “Smart Knowledge Garden” e “Open Education Smart Campus” pelos investigadores do CIDTFF Ana Raquel Simões, António Moreira & Dionísia Laranjeiro; a sessão de encerramento contou com as contribuições de Diana Silva (Serviços de Biblioteca, Informação Documental e Museologia da Universidade de Aveiro) e Antonio Bartolomé na resposta à questão “A investigação em perspetiva: como construir um compromisso com a Ciência Aberta?”.