15 – 17 novembro, 2018 | Departamento de Educação e Psicologia, Universidade de Aveiro

Estão abertas as submissões ao IV Seminário Luso-Brasileiro de Educação de Infância & I Congresso Luso-Afro-Brasileiro de Infâncias e Educação, a ter lugar entre os dias 15 e 17 de novembro, no Departamento de Educação e Psicologia. Da comissão organizadora do evento, fazem parte vários investigadores do CIDTFF.

O IV SLBEI – Seminário Luso-Brasileiro de Educação de Infância/Educação Infantil – resulta da colaboração entre o Grupo de Estudos e Pesquisas em Pedagogias e Culturas Infantis (GEPPECI) da Universidade Federal de Alagoas, do Centro de Investigação em Estudos da Criança (CIEC) da Universidade do Minho, e do CIDTFF e Departamento de Educação e Psicologia da Universidade de Aveiro.

Esta edição do IV SLBEI representa também o início de um projeto mais abrangente que é o I CLABIE, aberto aos novos desafios que emergem da abordagem das infâncias e da educação numa tão significativa diversidade de contextos. O cruzamento de perspetivas europeias, africanas e sul-americanas procura projetar o debate para um novo patamar de aprofundamento da Educação, das culturas e da cidadania das crianças.

O IV SLBEI & I CLABIE propõe um conjunto de 8 EIXOS TEMÁTICOS que visam organizar a reflexão dos participantes nas pesquisas, nos debates e nas propostas relacionadas com a Educação de Infância/Educação Infantil:

1. Famílias e comunidades na educação das crianças
2. Instituições, espaços, tempos e interações no Jardim-de-Infância/Escola Infantil
3. A educação das crianças nas primeiras idades
4. Linguagens, Literacias e saberes das crianças
5. Culturas, vizinhanças e sociabilidades
6. Políticas Públicas para a infância
7. Migrações, itinerâncias e inclusão/exclusão
8. Globalização, agendas de investigação e formação de profissionais da Infância

Submissões de propostas até 30 de setembro, 2018.