Isabel Alarcão (CIDTFF) | In ELO/25 anos. Memória, identidade e desafios. Revista do Centro de Formação Francisco de Holanda, pp. 67-72

 

Excerto:

“É frequente dizer-se que o mundo mudou e a escola permanece a mesma. Esta afirmação é, em parte, verdade. Mas é perigosa, porque incute a ideia de que a escola é imutável e de que não vale a pena tentar sequer mudá-la. Outra maneira de ver a questão é refletir sobre o que mudou. E embora não tenha mudado tanto como gostaríamos e como deveria ter acontecido, temos de reconhecer a existência de algumas mudanças que vão no sentido da democratização, da inclusão, da colaboração, da responsabilização, da interdisciplinaridade, da profissionalidade, da busca de qualidade e desenvolvimento, da preocupação pelo bem-estar dos seus atores. É claro que não se pode generalizar. Tenho encontrado escolas e escolas, climas muito diferentes, a indicar, aliás, que cada escola tem o seu rosto, os seus traços identitários específicos, ancorados embora na matriz identitária da instituição escola.”

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