5 julho, 2018 | Escola Secundária da Gafanha da Nazaré (ESGN)

A investigadora do CIDTFF Vânia Carlos e o professor e doutorando em Multimédia em Educação Manuel Santos, dinamizaram uma ação de formação creditada, na modalidade de workshop, na Escola Secundária da Gafanha da Nazaré (ESGN), em colaboração com o Centro de Formação de Associação de Escolas dos concelhos de Ílhavo, Vagos e Oliveira do Bairro (CFAECIVOB).

O workshop de 3 horas, subordinado ao tema “Smart Schools: cocriação cívica de comunidades educativas inteligentes” realizou-se no âmbito do pós-doutoramento “Technology-enhanced places as new learning environments outside the classroom: smart open cities and schools learning collaboratively” da primeira, e do projeto de doutoramento “Laboratório inteligente de escola na promoção de uma cidadania participativa: o potencial da internet das coisas” do segundo, e destinou-se a professores da ESGN (18 inscritos, 2 dos quais pertencentes à Direção da escola).

Após uma sucinta apresentação dos projetos e respetivos objetivos, foi adotada a estratégia colaborativa de World Café, em formato digital (utilizando o mural digital Padlet® em substituição da tradicional cartolina).

Foi proposto aos professores que refletissem e delineassem estratégias e alguns recursos dando resposta à questão de como as estratégias de ciência cidadã podem contribuir para as seguintes dimensões:

i) implementar a flexibilidade curricular e integrar projetos da ESGN;

ii) envolver os Encarregados de Educação e outros atores locais na comunidade educativa;

iii) motivar os alunos para a escola valorizando as suas vivências pessoais.

Num espírito de cocriação os professores, divididos em três grupos, circularam pelos três murais digitais (cada um respeitante a um dos motes referidos), refletindo e criando sobre o trabalho que o grupo anterior tinha desenvolvido.

Foi uma sessão muito participada e produtiva, tendo os professores revelado entusiamo pelos projetos propostos e intenção de se envolverem ativamente nos mesmos, no próximo ano letivo.