No âmbito do Projeto Formar Mais – Formação Contínua de Professores, em curso em Timor-Leste, de julho de 2016 a dezembro de 2018, teve lugar a 4.ª Missão de Acompanhamento conduzida pelos investigadores do CIDTFF Isabel P. Martins e Ângelo Ferreira, realizada de 30 de junho a 14 de julho 2018.

De acordo com Protocolo celebrado entre o Camões, I.P. e a UA, cabe à Universidade de Aveiro a supervisão científica e pedagógica do Projeto (http://www.projetoformarmais.com/).

O programa desta missão implicou que a equipa da UA, acompanhada sempre pela coordenação local do Projeto e ainda por representante do Camões, I.P., se deslocasse a sete Municípios distintos (Covalima, Manufahi, Bobonaro, Lautem, Baucau, Ainaro e Díli), onde visitou escolas, reuniu com diretores e ouviu professores envolvidos no Projeto. De todos pôde escutar palavras de satisfação pelo trabalho desenvolvido pelos formadores portugueses.

A equipa foi também recebida por várias entidades: Embaixador de Portugal em Díli; Presidente do INFORDEPE; Diretor-Geral da Política, Planeamento e Parcerias (Ministério da Educação); Ministra da Educação, Juventude e Desporto. Com todos eles foi possível analisar implicações da formação de professores para o desenvolvimento do sistema educativo de Timor-Leste, tendo a equipa salientado a disponibilidade da UA para continuar com a colaboração no domínio da Educação e Formação, a qual foi iniciada no ano 2010 (Projeto Falar Português – Reestruturação Curricular do Ensino Secundário Geral de Timor-Leste).