O projeto CRITHINKEDU (Critical Thinking across the European Higher Education Curricula), em que participam as investigadoras do CIDTFF/UTAD Caroline Dominguez (coordenadora) e Maria Manuel Nascimento, publicou 3 documentos resultantes da investigação sobre Pensamento Crítico.

A European collection of the Critical Thinking skills and dispositions needed in different professional fields for the 21st century” é um relatório que oferece uma análise geral de como é compreendido o Pensamento Crítico em nove países diferentes e estabelece similaridades e diferenças na sua expressão, necessidade e aplicação prática no ambiente de trabalho.

O relatório intitulado “A European review on Critical Thinking educational practices in Higher Education Institutions” dirige-se a professores universitários equipas de apoio pedagógico e líders institucionais, fornecendo um entendimento geral de como Instituições Europeias de Ensino Superior acolhem o Pensamento Crítico, tendo em conta os estudos de intervenção educacional atuais reportados na literatura e as práticas educacionais dos professores.

The CRITHINKEDU European course on critical thinking education for university teachers: from conception to delivery” descreve a experiência de desenhar e conceber um curso Europeu em Educação do Pensamento Crítico para professores universitários. Tem como objetivo identificar as principais descobertas experienciadas no curso CRITHINKEDU. O curso será adaptado e replicado em algumas das instituições parceiras e alimentará a reflexão para o relatório futuro “European Guidelines for Critical Thinking Education in Higher Education Institutions”.