O IV COOPEDU – Cooperação e Educação de Qualidade, que se realizará nos dias 8 e 9 de novembro no ISCTE-IUL, conta com dois painéis da responsabilidade dos investigadores do CIDTFF, Nilza Costa, Betina Lopes e Ângelo Ferreira.

O Painel 4 “Potenciar programas e estratégias de apoio a estudantes internacionais: aprender com a experiência por partilha de práticas”, prevê a discussão sobre articulação entre programas/ estratégias de apoio a estudantes internacionais e a organização interna administrativa das instituições de ensino superior; a divulgação de projetos de intervenção e/ou investigação no domínio do acolhimento e integração de estudantes internacionais; a partilha de experiências de docentes mentores/tutores e de alunos mentores no sentido de criar um espaço de partilha de experiências pessoais ou coletivas dos estudantes internacionais em Portugal.

O Painel 5, subordinado ao tema “Cooperação entre instituições de ensino superior portuguesas e africanas no âmbito da formação de professores: oportunidades, desafios e riscos”, tem como objetivo a análise e discussão das principais oportunidades, desafios e constrangimentos associados à formação de professores no âmbito desses protocolos; identificação das principais aprendizagens e mais-valias que se têm vindo a retirar dessas colaborações; e, por fim, delinear sugestões e recomendações para futuras parcerias no contexto em discussão.

A data limite para o envio de resumos é 26 de julho. Deverão ter no máximo 200 palavras e deverão ser enviados em português e em inglês.