digital-technologies-and-future-schoolDionísia Laranjeiro, Paula Santos (CIDTFF) e Maria João Antunes (DECA – UA) | Digital Technologies & Future School: Atas do IV Congresso Internacional TIC e Educação 2016 (artigos selecionados) | pp 369 – 388

Resumo:

“A importância do envolvimento parental na aprendizagem das crianças e a sua relação com os resultados alcançados é há muito objeto de estudo, associando-se positivamente ao sucesso académico. Estando a tecnologia cada vez mais acessível, interessa explorar as possibilidades de uso de uma plataforma tecnológica para incrementar o envolvimento parental e verificar o impacto nos resultados de aprendizagem das crianças. Com este estudo pretende-se compreender a perspetiva dos pais sobre as funcionalidades e conteúdos que deve ter uma plataforma que potencie a comunicação entre jardim-de-infância (JI) e família e que promova o envolvimento parental na aprendizagem. Envolvendo-se quatro grupos de JI no estudo, através de um inquérito por questionário aos encarregados de educação, caracterizaram-se pais e crianças quanto à afinidade tecnológica e identificaram-se as respetivas necessidades relativamente à plataforma. Os resultados permitem concluir que os pais utilizam a tecnologia no seu dia-a-dia, integram-na em atividades com os filhos, veem como vantajosa a utilização de uma plataforma para o envolvimento parental, privilegiando as funcionalidades: notícias e calendário de eventos, galeria de fotografias e vídeos e serviço privado de mensagens com o educador. Uma preocupação demonstrada é a proteção da privacidade da informação, em particular, a partilha de fotografias onde as crianças estejam identificadas.”

ver mais