David Oliveira (UA), Rita Tavares e Dionísia Laranjeiro (CIDTFF) | Digital Technologies & Future School: Atas do IV Congresso Internacional TIC e Educação 2016 (artigos selecionados) | pp 954 – 965
Resumo:
“O presente estudo tem como objetivo analisar a prevalência, alcance e funcionalidades de 10 aplicações móveis disponibilizadas por Instituições do Ensino Superior português, cruzando os dados obtidos com estudos (inter)nacionais no mesmo âmbito. Para o estudo foram consideradas universidades portuguesas públicas e privadas e variadas fontes de informação, concluindo-se que as universidades públicas disponibilizam maior número de aplicações móveis. As funcionalidades mais comuns das aplicações móveis disponibilizadas são notícias, secretaria virtual, cursos e unidades curriculares, e as funcionalidades privilegiadas pelos utilizadores são cursos, unidades curriculares e pautas. O estudo destaca a necessidade de realizar estudos futuros focados no desenvolvimento de aplicações móveis baseadas nas necessidades dos utilizadores, recomendando a inclusão de funcionalidades de m-Learning e serviços que promovam dinâmicas da vida académica.”