Cristina Manuela Sá (CIDTFF) | In Investigar em Educação, n.° 7 (2018), Educação entre Culturas
Resumo:
O recente documento posto à discussão pelo Ministério da Educação, que procura traçar as grandes linhas do perfil a desenvolver nos alunos para os preparar para a sociedade do séc. XXI, anuncia uma grande revolução. Esta prende-se não só com o tipo de competências-chave que será necessário desenvolver nos alunos, como ainda com as características a assumir pelo processo educativo para permitir atingir essa finalidade. O ensino e aprendizagem da língua materna vão certamente ocupar um lugar de destaque nesse contexto, visto que permitem desenvolver competências essenciais (nomeadamente em comunicação oral e escrita) e que o podem fazer em articulação com outras áreas curriculares. Neste artigo, pretendemos retomar alguns aspetos da nossa reflexão sobre esta problemática, relacioná-los com o referido perfil e apresentar exemplos de concretização dos objetivos que este pressupõe, a partir de projetos por nós orientados, associados ao ensino do Português e implementados nos primeiros anos de escolaridade.