Ontem, dia 27 de setembro de 2018, no Auditório Mestre Hélder Castanheira da Universidade de Aveiro (UA), decorreu o Seminário Internacional IAPHE – “Innovative academic practices in higher education: How to make them more sustainable?”.
Este evento, destinado a investigadores em educação, professores do ensino superior e decisores políticos das áreas da investigação e educação, tinha como objetivo refletir sobre as inovações educacionais no ensino superior e discutir de que forma é que estas inovações podem sobreviver ao fim do financiamento dos projetos de investigação.
O dia começou com uma palestra do orador convidado Vincent Tong (University College London), que falou sobre a importância de trabalhar em parceria com os estudantes para introduzir inovações sustentáveis no ensino superior. Este foi o mote para as palestras e mesas redondas (de palestrantes internos e externos à UA) que se seguiram e nas quais se discutiu o papel que cada estudante, professor, instituição, decisor político e educador deve ter.
Houve ainda um momento para a apresentação de posters relativos a projetos de investigação em curso, com cada autor a apresentar o seu em modo pitch, tendo cinco minutos para o efeito. Como noticiado anteriormente na flashnews, os autores haviam participado na formação “Comunicar Ciência em Público – Quando a Audiência diz Uau”, financiada pelo CIDTFF, para se prepararem para este pitch.
No final deste seminário, foi partilhado um conjunto de recomendações para despoletar, manter e disseminar a inovação educativa sustentável no ensino superior, criando-se ainda uma rede valiosa de eventuais parcerias.