18 outubro, 2018 | Escola Superior de Educação de Viseu

A investigadora do CIDTFF, Isabel Cabrita, participará no Seminario Interdisciplinaridade no ensino superior, a ter lugar na Escola Superior de Educação de Viseu no dia 18 de outubro, com a comunicação intitulada “(Inter)disciplinaridade em matrizes curriculares de cursos de formação de educadores e de professores no contexto europeu (pós)Bolonha”.

O principal propósito do seminário será dar conta dos resultados a que foi possível chegar no Projeto PRINT – projeto de investigação “Dimensões, princípios e objetivos de práticas interdisciplinares no ensino superior – um estudo no âmbito da cooperação entre o Brasil e Portugal”. Pretende-se ainda discutir desafios que se colocam a todos os envolvidos na melhoria da qualidade de educação no Ensino Superior.

ver mais

 

Resumo da comunicação:

“Nos mais diversos contextos, exige-se uma ‘leitura’ e uma ‘(re)escrita’ multifacetadas, críticase criativas dos problemas, sempre renovados, que se colocam aos cidadãos e que estes devem, proactiva e colaborativamente, também ser capazes de formular. O sistema educativo e, por maioria de razão, as instâncias e entidades com responsabilidade mais direta na implementação da sua politica não se podem alhear desta realidade. A montante, os próprios currículos dos cursos que formam tais profissionais devem favorecer o desenvolvimento das competênciasnecessárias aos desafios complexos e imprevisíveis que se impõem. Neste contexto, analisou-se, designadamente, a matriz curricular de cursos de formação de educadores e de professoresde vários países europeus no que toca, em especial à atomização, ou não, das áreas e unidades curriculares. E conclui-se do muito que ainda há a fazer no que respeita à Interdisciplinaridade a este nível macro, podendo comprometer o perfil desejável para o cidadão do século XXI.”