Rui Neves (CIDTFF) | In Retos, Núm. 35 (2019), pp. 107-112
Resumo
“A educação física (EF) na escola do 1º ceb em Portugal tem uma história de avanços e recuos, de ostracismo e afirmação. As atividades físicas e desportivas nas atividades de enriquecimento curricular constituíram-se simultaneamente como um avanço na promoção da atividade física dos alunos e um recuo na regularidade da EF de cada turma. Deste modo o modelo de docência da EF no 1º ceb torna-se uma questão a analisar. Este estudo de natureza qualitativa foca-se nas perceções de 14 adjuntos da direção de outros tantos Agrupamentos de Escolas de Aveiro (Portugal), inquiridos através de um questionário, com os dados tratados através de análise de conteúdo. Os resultados evidenciam uma diversidade de modelos (monodocência, monodocência coadjuvada e professor especialista de EF) nos vários Agrupamentos. Por outro lado, as opções por diferentes modelos de docência da EF parecem surgir sem fundamentação ou por uma lógica de ocupação de recursos humanos.”