“OSH! What a bright idea” é um recurso educativo online interativo multilingue desenvolvido no âmbito do projeto europeu ERASMUS+, “Mind Safety – Safety Matters!“, focado em questões relacionadas com a Segurança e Saúde no Trabalho na vida pessoal e profissional dos utilizadores, com o intuito de diminuir o número de acidentes e doenças de trabalho entre os trabalhadores jovens. Trata-se de um produto aberto e flexível que pretende apoiar o desenvolvimento de competências em vários contextos educativos e de forma formal e não-formal.
Dirigido a jovens com idades entre os 14 e os 18 anos, incluindo de baixa visão, o recurso aborda questões de Segurança e Saúde no Trabalho entre jovens e jovens trabalhadores, organizadas em oito temas: Tópicos gerais de Segurança e Saúde no Trabalho; Riscos Químicos; Riscos Biológicos; Riscos Físicos; Riscos no processo produtivo; Riscos Ergonómicos; Riscos organizacionais; Outros Perigos e os seus Riscos. Para além de uma série de atividades direcionadas aos jovens, o recurso possui, ainda, um guia para o professor. Todos os conteúdos estão disponíveis em sete línguas: português, inglês, romeno, checo, espanhol, catalão e neerlandês.
Este recurso educativo digital é um dos produtos desenvolvidos no âmbito do projeto “Mind Safety – Safety Matters!”, financiado pela agência nacional ERASMUS+, sob coordenação da ACT – Autoridade para as condições do Trabalho e que envolveu os investigadores do CIDTFF/UA, Rui M. Vieira e Rui Neves, e também os investigadores Luís Pedro, Margarida Almeida e Fernanda Rodrigues, membros de outros dois centros de investigação da UA – DigiMedia e RISCO, respetivamente. Teve, ainda, como bolseiros Joana Beja, Mariana Clemente e Flávio Antunes.
O projeto sucessor – “Mind Safety – Safety Matters! II”, igualmente financiado pelo ERASMUS+ – teve início em setembro de 2018 e vai continuar a contar com a participação dos investigadores do CIDTFF.